O e-book “Acidentes de trabalho na Bahia: Lições aprendidas, desafios e perspectivas” está disponível para acesso e download gratuitos. A publicação divulga informações, conhecimentos, práticas e lições aprendidas na prevenção e investigação de acidentes de trabalho no estado da Bahia. A iniciativa integra a Campanha “Acidentes de trabalho: É urgente evitar!”, lançada em abril de 2022.

O e-book é um dos resultados de uma cooperação técnica que envolve a Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio Instituto de Saúde Coletiva (ISC) e do Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Pisat); a Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região/MPT-BA; e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Superintendência de Vigilância e Promoção da Saúde (Suvisa), Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador/Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Divast/Cesat).

“Como diz o título, o livro tenta resgatar um pouco dessa história que a Bahia tem, em especial, com a saúde do trabalhador, e essa vanguarda na produção de materiais orientadores no intuito de fazer a prevenção e a promoção da saúde, de maneira coletiva e individual, dos trabalhadores”, afirma Cleber Cremonese, docente do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e um dos organizadores da publicação.

Acesse o e-book: http://www.isc.ufba.br/wp-content/uploads/2023/04/Livro_Acidente-de-Trabalho_BA_28abr2023-compactado.pdf