Na próxima terça-feira (31), a partir das 12h (horário de Brasília), será realizado o webinário “Tornando o Invisível, Visível: Raça, Racismo e Dados de Saúde. Lições dos países Latino-americanos”. O evento é promovido pela SALURBAL e o Ubuntu Center on Racism, Global Movements & Population Health Equity da Dornsife School of Public Health, Universidade de Drexel. Para se inscrever, clique aqui.

O webinário contará com a participação da Dra. Maria Inês da Silva Barbosa, professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso, e o Dr. Diego Iván Lucumí Cuesta, professor, diretor de pesquisa e consultor da Escola de Governo da Universidade de Los Andes (Colômbia). O evento será mediado pela Dra. Emanuelle Goes, professora colaboradora do PPGSC-ISC/UFBA e pesquisadora associada do CIDACS-Fiocruz/Bahia e da Iyaleta e Fellow movement da Ubuntu Center, e pela Dra. Sharrelle Barber, diretora do Ubuntu Center na Drexel University.

O painel coincidirá com o lançamento do Brief “Tornando o Invisível, Visível”: Raça, racismo e dados de saúde: Lições dos países da América Latina” que será apresentado pela Dra. Andrêa Ferreira, Pos-doc na Ubuntu Center, e também com o lançamento oficial do novo projeto PAN-DIASPORA (Iniciativa Pan-Americana de Dados para a Análise das Desigualdades Étnicas e Raciais em Saúde da População) financiado pelo CIHR, liderada pela Dra. Mabel Carabali, professora do Departamento de Epidemiologia da McGill University.

PAN-DIÁSPORA é uma iniciativa de pesquisa colaborativa destinada a examinar a disponibilidade, qualidade e escopo dos dados coletados e utilizados sobre as desigualdades raciais e étnicas em áreas urbanas da região Pan-Americana, incluindo Brasil, Colômbia, Canadá e Estados Unidos. Utilizando dados disponibilizados nos censos nacionais, pesquisas de saúde e sistemas de informação em saúde e registros de estatísticas vitais e situados dentro de estruturas intersetoriais e estruturais de racismo, o projeto PAN-DIASPORA contribuirá para discussões a respeito do uso dessas fontes de dados para a documentação precisa das desigualdades raciais na saúde, a criação de medidas destinadas a descrever as condições nas quais grupos raciais/étnicos marginalizados estão inseridos (por exemplo, a segregação racial residencial), e o desenvolvimento de ações políticas destinadas a mitigar e eliminar as desigualdades raciais na saúde na região Pan-americana. Este projeto é uma parceria entre o Ubuntu Center on Racism, Global Movements, and Population Health Equity da Universidade Drexel (EUA), a Universidade de Montreal (Canadá), o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde – Cidacs/Fiocruz-Bahia (Brasil), a Universidade de Toronto (Canadá), a Escola de Governo da Universidade de los Andes (Colômbia), a Universidade Johns Hopkins (EUA), o Instituto Pedro Kouri (Cuba), e o projeto SALURBAL na Urban Health Collaborative da Drexel University.

O webinario é parte do DIÁLOGOS SALURBAL e reunirá ativistas, acadêmicos, formuladores de decisão e representantes de movimentos sociais de países latino-americanos para discutir o uso, disponibilidade e barreiras à coleta de dados de raça e etnia nos censos demográficos, sistemas de informação em saúde e estatísticas vitais e as suas implicações na documentação das desigualdades raciais e étnicas de saúde na região.