Com informações da ASTMH

O professor Maurício Barreto (ISC/UFBA) ministrará a palestra de abertura da reunião anual da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene (ASTMH, na sigla em inglês). O evento acontece no próximo domingo, 30 de outubro, em Seattle, Estados Unidos.

Com duração de cinco dias, o fórum #TropMed22 é considerado um dos principais eventos internacionais para o intercâmbio de conhecimentos em avanços científicos em medicina tropical, higiene e saúde global, reunindo profissionais de medicina que representam a academia, fundações, governo, organizações sem fins lucrativos, organizações não governamentais e setor privado.

Link do evento: https://www.astmh.org/blog/august-2022/tropmed22-keynote-speaker-mauricio-l-barreto

Sobre o palestrante

Maurício Barreto é pesquisador sênior da Fiocruz Bahia e professor emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua nas áreas de epidemiologia e saúde coletiva, abrangendo diferentes temas com foco nos determinantes sociais e ambientais da saúde, desigualdades em saúde e impacto das intervenções sociais na saúde. Atualmente, coordena o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) da Fiocruz Bahia e sua principal linha de pesquisa envolve a Coorte dos 100 milhões de brasileiros, investigando determinantes sociais e ambientais da saúde, particularmente o impacto das políticas de redução da pobreza na saúde, usando informações de grandes bancos de dados administrativos brasileiros.

Barreto publicou mais de 600 artigos revisados ​​por pares em revistas científicas; ensinou, supervisionou e orientou cursos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado ao longo de sua vida; foi vice-diretor da Unidade de Pesquisa em Saúde Global sobre Determinantes Sociais e Ambientais das Desigualdades em Saúde (NIHR) da National Health and Care Research (NIHR). É membro eleito da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências e Professor Honorário da London School of Hygiene and Tropical Medicine. Coordena a Rede CoVida, é membro do Comitê Científico que assessora os Governadores da Região Nordeste do Brasil na pandemia de Covid-19 e é membro do Grupo de Especialistas em COVID-19 do Painel Interacadêmico: The Global Network of Science Academies.