Discutir o racismo a partir das principais repercussões na saúde individual e coletiva de negros e negras no Brasil. É o que propõe a obra “Saúde-doença-cuidado de pessoas negras: expressões do racismo e de resistência”, que será lançada nesta quarta-feira, às 11 horas, com transmissão ao vivo através do canal da Editora da UFBA no YouTube.

O lançamento integra o 9º Festival de Livros e Autores da UFBA, promovido pela Edufba, e contará com a participação dos pesquisadores Hilton Pereira e Leny Trad.

A obra reúne resultados e reflexões baseadas em pesquisas e práxis político-social no campo da saúde da população negra, sendo um dos produtos do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/Capes) entre três programas de pós-graduação: Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGSAS/UFPA), Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGSC/UEFS) e Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (PPGSC/ISC-UFBA).