[:pb]”Como fazer coisas com Foucault: arqueogenealogia e Saúde Coletiva” é o tema do ISC em Casa desta sexta-feira, 22 de outubro. A sessão será transmitida ao vivo, às 10 horas, através do canal do Instituto de Saúde Coletiva no YouTube (youtube.com/labvideoisc).

Para debater o assunto, convidamos o pesquisador Francisco Vázquez García, professor de Filosofia da Universidade de Cádiz, na Espanha, e autor do livro “Cómo hacer cosas con Foucault. Instrucciones de uso”, um um guia sobre o uso da arqueogenealogia, técnica de análise sócio-histórica desenvolvida pelo filósofo francês Michel Foucault, que permite explorar os discursos, as relações de poder e as práticas de si. Durante a sessão, o professor abordará o conteúdo da obra, apresentando as principais regras do método de uma forma acessível e útil para os pesquisadores nos âmbitos disciplinares das ciências sociais, dos estudos culturais e de todo um elenco emergente de áreas, com destaque para o campo da Saúde Coletiva.

O seminário também contará com a participação dos professores Naomar de Almeida Filho (ISC/UFBA – IEA/USP) e Tiago Santos Almeida (ISC/UFBA – PPGH/UFG). A sessão será coordenada pela professora Liliana Santos (ISC/UFBA).

🗓 Data: 22/10/2021 (sexta-feira)
⏰ Horário: 10 horas
🌐 Título da sessão: “Como fazer coisas com Foucault: arqueogenealogia e Saúde Coletiva”
✔ Palestrantes: Francisco Vázquez García (Universidade de Cádiz/Espanha), Naomar de Almeida Filho (ISC-UFBA e IEA-USP) e Tiago Santos Almeida (ISC/UFBA e PPGH/UFG)