Avaliar os impactos da exposição ao racismo na trajetória de crianças, jovens, adultos e idosos no Brasil, sob o olhar da Psicologia do Desenvolvimento e da Saúde Coletiva. Essa é a proposta do livro “Racism and Human Development”, que será lançado no dia 16 de dezembro, às 14 horas, com transmissão ao vivo pelo YouTube (youtube.com/labvideoisc).

A obra é organizada pelas pesquisadoras Dandara Ramos, professora do Instituto de Saúde da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA); Doris Rabelo, professora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Emanuelle Góes, pesquisadora do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) da Fiocruz Bahia; e Luciana Dutra-Thomé, professora no Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (IPS/UFBA). No total, 29 pesquisadores estão envolvidos na publicação.

“Somos quatro mulheres brasileiras, duas negras e duas brancas, localizadas no cenário internacional como latino-americanas, professoras e pesquisadoras com experiências diferentes nas áreas da Psicologia e da Saúde Coletiva. O livro faz parte de nossas aspirações mais amplas e ambiciosas para o campo da Psicologia do Desenvolvimento e para a ciência em geral”, destaca a pesquisadora Dandara Ramos, uma das organizadoras.

Publicada em inglês, a obra está dividida em 12 capítulos que discutem os impactos do racismo em momentos distintos da vida, especialmente no contexto brasileiro, mas com contribuições de outros países, como África do Sul, Alemanha e Noruega. O livro integra um grupo de publicações da Editora Springer, cujo foco está na discussão sobre o racismo em contextos específicos através da integração de diferentes áreas do conhecimento.

Considerada uma publicação multidisciplinar, com implicações científicas e políticas, o trabalho é direcionado a pesquisadores, estudantes e ativistas interessados na questão racial e no impacto do racismo sobre a saúde e o desenvolvimento. “Os principais manuais de referência na área de Psicologia do Desenvolvimento, presentes nos nossos currículos universitários, ainda são os norte-americanos, que não refletem nossa realidade. Em um contexto de aumento das tensões sociais emergentes nos últimos anos no Brasil, esse material se tornou urgente”, avalia Ramos.

Para a professora, o livro é uma oportunidade para acadêmicos e profissionais buscarem ferramentas e exemplos sobre a questão racial a partir de uma perspectiva de desenvolvimento, além de elevar as discussões em torno de uma agenda de enfrentamento ao racismo. “Para ser antirracista, é preciso primeiro educar-se sobre o significado das experiências racializadas de desenvolvimento e fazê-lo por meio de bases teóricas e metodológicas sólidas. Esperamos que este livro seja uma ferramenta útil para aqueles que estão dispostos a dar este primeiro passo”, conclui.

A obra está à venda nos sites da Editora Springer e da Amazon nas versões impressa e digital. Todos os pesquisadores, professores e estudantes das instituições que adquirirem o pacote de e-books de Psicologia e Ciências do Comportamento do grupo Springer Nature (via acesso CAPES) também poderão baixar a versão digital do livro gratuitamente na plataforma SpringerLink. A expectativa das organizadoras é que uma versão em português da obra seja publicada em breve.

O quê: Lançamento do livro “Racism and Human Development”
Quando: 16/12/2021, às 14 horas
Onde: Canal do ISC/UFBA no YouTube (youtube.com/labvideoisc)

Abertura e boas-vindas:

Joilda Nery, vice-diretora do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA)
João Carlos Salles, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Luis Eugênio de Souza, diretor do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA)
Juliana Prates Santana, vice-diretora do Instituto de Psicologia (IPS/UFBA)

Visão geral da obra (organizadoras)

Dandara Ramos
Importância da obra, discussão da pauta racial em saúde e desenvolvimento. Racismo e desenvolvimento infantil e do adolescente

Luciana Dutra-Thomé