No próximo sábado (16), será lançado o livro “Histórias de Uma Terra da Pedra Cortada”, obra construída a partir de um compilado de relatos dos moradores da comunidade de Corte de Pedra, zona rural do município de Presidente Tancredo Neves, na Bahia. O lançamento acontece na praça da igreja de Corte de Pedra, a partir das 16 horas.

De autoria da própria comunidade, o livro é organizado pela equipe de artes do projeto ECLIPSE e publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba). A obra traz, a partir do olhar da narradora, histórias partilhadas por diversas pessoas da comunidade sobre as vivências do local e reorganiza, através das contações ali dispostas, um dos traços fundantes de uma comunidade: o viver junto acontece no puxar conversa, na prosa, no rememorar inventivo de um si com o outro.

Sobre o Projeto ECLIPSE

O Projeto ECLIPSE é um programa multicêntrico de pesquisa e intervenção quadrienal de caráter internacional e transcultural com a finalidade de melhorar a saúde mental e física das pessoas afetadas pela leishmaniose cutânea através de ações de conscientização e redução de estigma associado a doença em comunidades de áreas marginalizadas ou com barreiras ao acesso aos serviços sanitários no Brasil, Etiópia e Sri-Lanka.

Liderado pela Dra. Helen Price e pela professora Lisa Dikomitis, da Universidade de Keele, no Reino Unido, o estudo é conduzido no Brasil pelo médico Paulo Machado, coordenador do Serviço de Imunologia (SIM) do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e pela professora Leny Trad, coordenadora do Programa Comunidade, Família e Saúde (FA-SA) do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. O projeto é financiado pelo UK National Institute for Health Research (NIHR).

Veja, abaixo, o roteiro de atividades: