[:pb]Referência no campo da saúde coletiva e na luta pela Reforma Sanitária Brasileira, Jairnilson Paim receberá o título de Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) na próxima quarta-feira (8), às 17 horas. A sessão solene de outorga será presidida pelo reitor João Carlos Salles e pela diretora do Instituto de Saúde Coletiva, Isabela Cardoso, em formato virtual, com transmissão ao vivo pela TV UFBA.

Com mais de 50 anos de vida acadêmica, o professor Jairnilson Paim foi um dos fundadores do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), e dedicou atenção especial da carreira ao estudo do Sistema Único de Saúde.  É autor do best-seller “O que é SUS”, publicado em 2009, com mais de 15 mil exemplares e sete reimpressões em pouco mais de uma década. Toda a produção científica do professor pode ser traduzida em 168 artigos completos publicados em periódicos e 14 livros.

Jairnilson Paim ingressou em 1967 na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia e formou-se médico em 1972. Na UFBA, construiu a sua trajetória acadêmica como professor e pesquisador. Concluiu o mestrado em Medicina e Saúde, em 1975, defendendo a dissertação sobre “Indicadores de Saúde no Brasil: relações com variáveis econômicas e sociais”. Em 2007, realizou, o doutorado em Saúde Pública, com a tese “Reforma Sanitária Brasileira: contribuição para a compreensão e crítica”. Passou por todos os degraus da carreira acadêmica, chegando a Professor Titular em 2000.

Entre os trabalhos mais recentes, está a coordenação do Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS), vinculado ao Projeto Análise de Políticas de Saúde no Brasil (2003-2017), cujo objetivo é articular uma rede de pesquisadores dedicados à produção de conhecimento crítico na área de Políticas de Saúde.[:]