Nesta sexta-feira (8), às 19 horas, será lançado no YouTube o documentário “Orobó e o cinema delas”, realizado pelo “Coletivo de Mulheres Orobó das Belezas” da comunidade de Orobó – Valença (BA), com o acompanhamento da Equipe de Artes do Projeto ECLIPSE (link para assistir). Logo após a exibição, às 19h30, as protagonistas e diretoras do filme participarão de uma live no Instagram (@arteseclipsebr).

Gravado durante dois anos, em um processo de criação coletiva e audiovisual comunitário, o documentário conta histórias de vida, sonhos, cotidianos e saberes do grupo de mulheres do coletivo, que também são personagens dessa história. Um entrelaçado de vidas e caminhos que se cruzam e se conectam a força de vida das personagens.

O projeto ECLIPSE é um programa multicêntrico de pesquisa e intervenção quadrienal de caráter internacional e transcultural com a finalidade de melhorar a saúde mental e física das pessoas afetadas pela LC através de ações de conscientização e redução de estigma associado a LC em comunidades de áreas marginalizadas ou com barreiras ao acesso aos serviços sanitários no Brasil, Etiópia e Sri-Lanka. O ECLIPSE é conduzido pela Keele University (liderado por Helen Price e Lisa Dikomitis) e, no Brasil, tem colaboração com a UFBA, sendo coordenado por Leny Trad e Paulo Machado.