O ISC em Casa desta sexta-feira (02) promove o lançamento oficial do projeto “ObservaCovid – Análise de Modelos e Estratégias de Vigilância em Saúde da Pandemia de Covid-19 (2020-2022)”.

O projeto é apresentado pela coordenadora Isabela Cardoso, com a participação dos professores: Luis Eugenio de Souza, Marcele Paim, Marcelo Castellanos, Mariluce Souza, Monique Esperidião e Rosana Aquino.

O ObservaCovid reúne sete subprojetos e uma ampla rede de pesquisadores/as em torno da tarefa de analisar modelos, estratégias e ações de vigilância em saúde em diferentes níveis de atenção, tendo em vista a redução da exposição ao risco de contaminação na população e em trabalhadores de saúde, a detecção precoce de casos e o encaminhamento em tempo adequado de pacientes para a assistência especializada e hospitalar.

O projeto de pesquisa foi apresentado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com base na concepção de vigilância em saúde construída no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) nas últimas três décadas.